As Melhores Músicas Pop de 2012

Há exato um ano, eu preparei para o Pop With Popcorn um top 10 com os singles que considerei os melhores lançamentos de 2011. Chegou a hora das melhores desse 2012 que se encerra em breve. Para isso, uma mudança em relação ao post do ano passado: analiso aqui álbum por álbum, dando a chance de incluir eventuais músicas que não foram lançadas. Ao não colocá-las num ranking, considero que resultará numa forma melhor de indicar coisas novas para os leitores ouvirem. Confira o resultado.


2012 foi um ano em que muitas divas do pop voltaram à ativa. Entretanto, o primeiro grande destaque foi uma novata. Lana Del Rey, que começou divulgando seu álbum de estreia em 2011, estourou com Born To Die. Além da faixa título do CD, completamente diferente de tudo o que foi lançado esse ano, Lana lançou quatro músicas sensacionais: Blue Jeans, Video Games, National Anthem e Summertime Sadness. Quando pensava num ranking para esse ano, essas duas últimas faixas citadas tinham lugar garantido nas primeiras posições. O relançamento, no final de 2012, trouxe mais boas músicas, menos depressivas, e mostrou que veio para ficar. Cola é a que mais se destaca, junto com uma nova versão do clássico Blue Velvet, famoso na voz de Tony Bennett.




Blue Velvet, canção imortalizada no filme homônimo de David Lynch (Veludo Azul), também ganhou uma outra nova versão esse ano. Bennett, que esteve em turnê no Brasil em dezembro, lanço seu terceiro CD de uma série de duetos que vêm promovendo. Viva Duets incluiu Blue Velvet com a brasileira Maria Gadú. Ana Carolina também está presente em The Very Thought Of You e Christina Aguilera mata as saudades da era Back to Basics com Steppin’ Out With My Baby.

O ano novamente não foi fácil para Christina Aguilera, em sua última temporada como mentora do The Voice. Seu super aguardado álbum Lotus conseguiu vender menos que Bionic. Pouca gente, portanto, desfrutou de suas novas músicas. Uma pena, pois, novamente, Aguilera entregou um disco com qualidade excepcional, em que o primeiro single, Your Body, é apenas um aperitivo. Em sua tracklist está uma das melhores músicas de sua carreira: Army of Me. E não se limita a isso, já que tem as mais lindas do ano: Blank Page e Sing For Me. Quem se interessar, fiz uma análise mais aprofundada na resenha publicada anteriormente no Pop with Popcorn.
A Rainha do Pop também voltou em 2012. Prometeu um retorno triunfal, e cumpriu. Começou com a incrível performance no Super Bowl, que bateu recorde de audiência; seguiu-se o lançamento do aclamado álbum MDNA e a turnê que foi a maior do ano, em termos de público, repercussão e arrecadação. Infelizmente, os singles patinaram nas paradas, e, com exceção de Gimme All Your Luvin’, mal encostaram no Hot 100 da Billboard. Foi um ano incrível para Madonna, em que as músicas Masterpiece, Turn Up The Radio, Gang Bang e Girl Gone Wild ficarão marcadas (apenas, uma pena) para os fãs. Entenda na resenha do show que aconteceu dia 4 de dezembro, em São Paulo. Sobre a veterana, a rapper Nicki Minaj dá seu recado: “só existe uma Rainha, e é a Madonna, bitch“.  
Rihanna igualou o número de números #1 na Billboard de Madonna com Diamonds e foi polêmica em sua reaproximação com Chris Brown. O divertido remix de Birthday Cake chocou algumas pessoas. E a resposta veio no decepcionante álbum Unapologetic, com outro dueto, Nobody’s Business. A música deve, com certeza, bombar em 2013, se promovida.
Quem também dominou os charts foi a cantora country Taylor Swift, mais pop do que nunca com We Are Never Ever Gettin’ Back Together. A crítica de Red também pode ser lida aqui no blog.
P!nk voltou com tudo e seu segundo single, Try, merece ser mais destacado na lista. A poderosa música ganhou um clipe e uma performance no American Music Awards memoráveis. O álbum The Truth About Love trouxe um belo dueto com Nate Ruess, Just Gimme A Reason, e outro com a sumida do cenário musical Lily Allen (agora Lily Rose Cooper), chamado True Love.
Alicia Keys, após o nascimento de seu filho, fez um álbum que considera seu favorito. Impulsionado pela ótima faixa-título do álbum, Girl On Fire, que ganhou três versões diferentes (incluindo uma com Nicki Minaj), ótimas músicas como That’s When I Knew, Tears Always Win, New Day e Not Even The King. O segundo single é uma das melhores músicas de sua carreira, a emocionante Brand New Me.
Entre os outros lançamentos do ano, Mariah Carey tentou um retorno triunfante com Triumphant, mas não conseguiu; No Doubt se deu melhor e o destaque é Looking Hot, o terceiro (e mais pop) single de Push and Shove; Ellie Goulding foi redescoberta com Lights e lançou a ótima Anything Could Happen; Florence Welch ganhou ainda mais visibilidade com Calvin Harris em Sweet Nothing; Nicki Minaj não parou um segundo; Pitbull gravou com Shakira em Get It Started e seu novo álbum inclui uma ótima parceria com Christina Aguilera, Feel This Moment, e uma nova versão para a brasileira Tchu Tcha Tcha, com Enrique Iglesias; Call Me Maybe lançou Carly Rae Jepsen ao estrelato; Ke$ha em seu dançante álbum Warrior trouxe, além de Die Young, músicas que vão bombar em 2013, como C’mon; Katy Perry estrelou seu primeiro documentário e bombou com Part of Me e Wide Awake; Por fim, Leona Lewis, que ano passado encabeçou a lista com o melhor single, fez um novo álbum, que passou desapercebido, infelizmente – Trouble e Lovebird foram as músicas escolhidas para divulgar o projeto, que não incluiu Collide nem como faixa bônus.   
2012 foi também o ano em que Kelly Clarkson completou 10 anos de carreira. Sem muitas esperanças com What Doens’t Kill You (Stronger) como 2º single de seu quinto CD, recomendei ele no final da lista anterior. E não é que se tornou o maior sucesso da trajetória de Kelly, superando My Life Would Suck Without You? No final do ano, ela lançou sua primeira coletânea, com a excelente Catch My Breath e também outras duas inéditas, incluindo People Like Us, uma poderosa canção que esperamos ser enviada às rádios em 2013.

No quesito de shows internacionais, o de Kelly Clarkson, no Pop Music Festival, foi o melhor. Também tivemos apresentações incríveis de Madonna e Florence + The Machine. As três tiveram a cobertura publicada aqui no Pop with Popcorn. Quem também passou pelo Brasil foram Demi Lovato, Maroon 5, Lady Gaga, Joss Stone e Alanis Morissette.   

Que em 2013 a lista seja tão grande e tão recheada quanto a desse ano! :)

Não deixe de ouvir: 
Army of Me, Brand New Me, Catch My BreathDiamonds, Girl On Fire, National AnthemSummertime Sadness, TryTurn Up The Radio, We Are Never Ever Gettin’ Back Together.

E a mensagem de fim de ano: