Enquanto Somos Jovens

Dirigido por Noah Baumbach (Frances Ha), a comédia Enquanto Somos Jovens (While We’re Young) discute um tema caro na vida de muitas pessoas: a sensação de ter vivido quase toda a juventude, considerada os melhores anos da vida, e não ter aproveitado. E, ao mesmo tempo, caminhar para a velhice em uma rotina de casamento de mesmice e sem emoção. Chama-se crise de meia idade, algo pelo qual passa Josh (Ben Stiller), o protagonista do filme.

No caso desse personagem, o buraco parece mais fundo: a sua relação com a esposa Cornelia (Naomi Watts) é boa, mas ele vive à sombra de seu sogro, um documentarista famoso. Josh é um cineasta fracassado, trabalhando há dez anos em um filme, que parece se constituir apenas de um longo depoimento de um historiador. Uma década preso em um documentário de uma fonte só, a frustração de não ter filhos enquanto os melhores amigos vivem essa grande mudança na vida deles, o casamento que caiu na rotina: todas essas frustrações vão ficar mais intensas quando ele conhece um casal de jovens de 25 anos, Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried), o primeiro um aspirante a documentarista e a segunda uma fabricante de sorvetes artesanais.

Jamie e Darby são jovens, espontâneos, abertos a novas sensações (leia-se, a participar de rituais com alucinógenos) e até saem para dois lugares numa mesma noite – tudo o que Josh e Cornelia já não fazem há muito tempo. São também descolados: colecionam discos de vinis, vão a “praias urbanas” etc. E na proximidade com esse casal é que Josh vai realmente enfrentar os seus dilemas: ele pode ser jovem de novo?

O longa-metragem de Baumbach acerta ao compor o personagem de Ben Stiller, aprofundando toda a sua crise interna. Entretanto, fica um pouco difícil de comprar a interpretação de Adam Driver. Seu personagem força tanto a barra para parecer o “diferentão”, como diz a gíria das redes sociais, que fica difícil acreditar como Josh conseguiu ficar tão deslumbrado com seu estilo de vida que nem parece tão jovem assim

Mas, tirando esse detalhe, Enquanto Somos Jovens levanta questões interessantes, inclusive sobre o cinema documentário e os seus limites. Quando o deslumbramento com Jamie vira dor de cotovelo, Josh se esquece que ele também é um cineasta medíocre. E essa é uma grande graça do filme, é fato.

| Gabriel Fabri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *