Uma Aventura LEGO 2 – Crítica

O construtor Emmet tinha tudo para não ser um herói: um homem comum que vivia uma rotina sem graça, sempre seguindo regras, tentando agradar a todos e se mantendo sempre feliz e otimista. Ser o bonzinho, entretanto, não estava funcionando e ele mal percebia o quanto era solitário. Até que um dia ele foi o escolhido por uma profecia e se meteu em muita confusão para salvar o mundo. Após uma ameaça vencida, entretanto, veio outra: em Uma Aventura LEGO 2, acompanhamos o que acontece com o universo LEGO após uma outra criança se juntar à brincadeira, com vilões fofos e destruidores.

Cinco anos se passaram, e a cidade em que viviam se encontra em um cenário apocalíptico no melhor estilo Mad Max. Todos ficaram mais sérios, brutos, e o pessimismo parece reinar entre a população. Apenas Emmet continua achando que “tudo é incrível”, como dizia a canção tema do filme anterior. A situação piora quando todos os seus amigos são sequestrados por seres de outro planeta, liderados por uma Rainha que pretende fazer de Batman o seu marido. Enquanto Emmet tenta resgatá-los, Lucy é a única que não sucumbe aos encantos e promessas da Majestade.

A missão do diretor Mike Mitchell (Trolls) aqui era complicada, pois Uma Aventura LEGO 2 precisava manter o nível de excelência do anterior, que está longe de ser uma animação banal. O desafio foi comprido, apostando no equilíbrio certo entre humor e ação, referências à cultura pop, e muitas reviravoltas na história – uma mais bem elaborada que a outra.

Do final falso que subverte a canção Everything Is Awesome, aos personagens que não parecem ser o que são, passando pela maior importância dos humanos no enredo, Uma Aventura LEGO 2 diverte e surpreende. Não deixa, entretanto, de provocar reflexões que vão desde a maneira que tratamos o outro – seja com os irmãos brigando entre si, seja com o confronto entre planetas LEGO – até o conceito de masculinidade, com a introdução de um novo personagem para ensinar o protagonista a “amadurecer”, adicionando mais camadas à discussão do filme antecessor.

Por Gabriel Fabri

Veja o trailer de Uma Aventura Lego 2 clicando aqui.