Filmes fora do comum para ver no Petra Belas Artes à La Carte

Confira a lista de dicas do Petra Belas Artes à La Carte inspirada no livro “Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos” e prepare-se para se surpreender!

Lançado em maio, o livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, de Gabriel Fabri, traz uma seleção imperdível de 40 filmes que se destacam por sua originalidade, criatividade ou estranhezas. São filmes que “pensam fora da caixa”. Com base no livro, que pode ser adquirido clicando aqui, o Pop with Popcorn preparou essa lista com filmes disponíveis no Petra Belas Artes à La Carte, como Possessão e Boneca Inflável.

Leia mais sobre filmes diferentes e ousados no livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos clicando aqui – disponível também no Kindle Unlimited.

Fora do Comum: Possessão

Possessão

Filme que inspirou a capa do livro Fora do Comum, Possessão é um ponto alto na carreira da atriz Isabelle Adjani, que na época já havia estrelado O Inquilino, de Roman Polanski, e  A História de Adèle H., de François Truffaut. Com trejeitos exagerados, a atriz impressiona no longa-metragem, entregando uma Anna ao mesmo tempo doce e assustadora. Premiada em Cannes por esse trabalho, Isabelle, entretanto, demorou anos para se recuperar da experiência, descrevendo o processo como um mergulho no mundo de escuridão e demônios do diretor e roteirista polonês Andrzej Zulawski, que passava por um divórcio quando escreveu o roteiro. Certamente, Possessão é uma opção pouco convencional no Petra Belas Artes à La Carte.

Fora do Comum: O Anjo Exterminador

O Anjo Exterminador

O movimento surrealista no cinema, do qual Luis Buñuel fez parte com O Cão Andaluz e A Idade do Ouro, não durou muitos anos, entretanto, elementos do surrealismo são vistos até hoje em obras de cineastas como David Lynch e Alejandro Jodorowsky. Mais de trinta anos após O Cão Andaluz, Buñuel apresentou o seu O Anjo Exterminador, uma obra que também desafia a lógica. 

Após servir um banquete, todos os convidados, sem nenhum motivo aparente, não podem botar os pés para fora da sala. Presos por uma barreira invisível, eles não conseguem sequer tentar sair do cômodo, mesmo que passem fome, frio e sede. Aqueles convidados, confinados, não têm iniciativa e seguem o peso das convenções, criando um ambiente onde todos são “Maria vai com as outras” e ninguém ousa um comportamento diferente? O certo em O Anjo Exterminador é que as relações supostamente cordiais entre eles vai cedendo a intrigas, brigas e desentendimentos, enquanto, nos outros cômodos da casa, circulam apenas carneiros e um urso. Clássico imperdível e, definitivamente, fora do comum.

Fora do Comum: Boneca Inflável

Boneca Inflável

O cineasta Hirokazu Kore-eda, cujo filme Assunto de Família venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2018, dirige Boneca Inflável, apresentado no mesmo festival em 2009. A premissa do filme é surreal: do dia para a noite, uma boneca inflável, interpretada por Doona Bae, ganha vida, e começa a ter consciência sobre o mundo em que habita.

De maneira poética e sensível, o longa-metragem retrata essa descoberta por parte da personagem. Sua percepção ingênua, quase como a de uma criança descobrindo o seu entorno e suas regras, aos poucos traz uma visão crítica da sociedade individualista e solitária na qual está inserida.

Releitura de Possessão Poster, filme de Andrzej Żuławski, assinada por Beatriz Fabri para a capa de Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, de Gabriel Fabri

Sobre o livro: Fora do Comum – Os melhores filmes estranhos

Para quem está cansado das mesmices do cinema atual, a obra Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos traz uma coletânea com textos sobre alguns dos filmes mais originais, criativos e diferentes da história. Com longas fáceis de encontrar nas plataformas de streaming, o livro pretende servir não só de guia, mas também instigar reflexões sobre esses filmes que, certamente, dividem opiniões por conta de suas estranhezas ou ousadias.

Ao destacar obras de diretores consagrados como Darren Aronofsky, David Cronenberg, David Lynch, Lars von Trier, Tim Burton e Yorgos Lanthimos, de novos talentos como Taika Waititi e os brasileiros Juliana Rojas e Marco Dutra, o livro busca filmes que “pensam fora da caixa”, como diz a expressão em inglês que indica criatividade. Com filmes bem diferentes entre si, que oscilam entre o drama, a comédia e o terrorFora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos convida a todos os cinéfilos a conhecer algumas das histórias mais interessantes e criativas da sétima arte.

Leia mais sobre filmes diferentes e ousados no livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos clicando aqui disponível também no Kindle Unlimited.

Leia mais dicas do Petra Belas Artes à La Carte clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram