Democracia em Vertigem – Crítica

O golpe de abril de 2016 já foi retratado com foco em diversas facetas: em Excelentíssimos, Douglas Duarte fez uma imersão no Congresso Nacional, casa legislativa onde foi protocolado e consumado o impeachment da presidenta Dilma Rousseff; já em O Processo, a cineasta Maria Augusta Ramos se debruçou sobre a farsa jurídica do pedido, demonstrando seus aspectos políticos e suas fragilidades óbvias. Agora, Petra Costa nos apresenta uma terceira visão em Democracia em Vertigem. 

Embora o epicentro de toda a ação seja o golpe de 2016, o documentário distribuído pela Netflix opta por uma abordagem mais ampla da farsa resultada do “grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo”, para citar o áudio grampeado do senador Romero Jucá, um dos aliados do então vice-presidente Michel Temer. Petra relembra o passado autoritário do Brasil, a história de Lula e do PT até chegar nas manifestações de junho de 2013 e na Operação Lava-Jato. Após a derrubada de Dilma, o documentário contextualiza a prisão de Lula e a parcialidade do futuro Ministro da Justiça de Bolsonaro.

Ao dar menos ênfase ao golpe e trazer um panorama mais completo do golpe, com suas consequências imediatas, o documentário de Petra se destaca – entre os três, talvez, não seja o melhor para compreender a farsa do impeachment (O Processo, com sua alegoria kafkaniana, cumpre com maestria essa função), mas é o que mais retrata o fundo do poço a que o Brasil chegou em 2019, pincelando os principais episódios, personagens e contradições.

A narração de Petra ainda dá um tom íntimo ao documentário, aproximando a história do Brasil à de sua família e, o mais importante, permitindo que a diretora manifeste não só a sua opinião (não existe documentário imparcial, vale a pena ressaltar), mas também suas emoções diante dos acontecimentos registrados. Uma vez que a cineasta também é personagem no filme, isso torna Democracia em Vertigem uma obra corajosa, ao mesmo tempo que facilita o envolvimento do público com o documentário.

Por Gabriel Fabri

Confira o trailer de Democracia Em Vertigem clicando aqui.