Exposição “The Art of the Brick – DC Super Heroes” chega ao Brasil
Exposição com LEGO da DC Comics fica em cartaz até novembro
Advogado estadunidense, Nathan Sawaya largou os escritórios para se dedicar ao LEGO. É o que conta o artista durante a abertura da exposição The Art of the Brick – DC Super Heroes. Inédita em toda a América (ainda não chegou sequer aos EUA), a exposição abre nesta sexta-feira, dia 20, em São Paulo, e conta com mais de 2 milhões de blocos LEGO ® reunidos em esculturas temáticas. A abertura coincide com o Batman Day, que acontece dia 21 de setembro, celebrando 80 anos do personagem.
A exposição traz a interpretação do artista a respeito do universo da DC Comics, que engloba alguns dos principais personagens dos quadrinhos e do cinema, como Mulher-Maravilha, Batman, Superman e Aquaman. Para Sawaya, o cerne desse universo é a dualidade bem e mal. Não existe herói sem vilões, por isso, os malvados também ganham esculturas e salas temáticas, com destaque, é óbvio, para o Coringa, cujo novo filme estreia em outubro. “Você precisa da escuridão para achar a luz”, pontuou o curador em bate-papo com a imprensa. Nesse sentido, o personagem Superman ganha uma escultura no qual a sua capa é substituída por asas de anjo.
“Eu queria inspirar as pessoas, acho que a arte deve ser inspiradora”, afirmou o curador. “Uso peças de LEGO porque é algo com o qual todos podem se relacionar, em qualquer idade”. Ele contou que compra suas peças como qualquer outra pessoa, mas que hoje em dia encomenda em grande quantidade direto com a empresa.
Em todas as esculturas, as peças são coladas uma a uma, para que elas não desmontem. Uma das mais impressionantes é o Batmóvel, que encerra a exposição. Tal obra tem o tamanho real de um carro. Merece destaque também o Jato Invisível da Mulher Maravilha, feito com peças LEGO transparentes.
The Art of the Brick – DC Super Heroes fica em cartaz até novembro, na OCA, em São Paulo. R$40; Livre. Ingressos: Livepass.