Jumanji: Próxima Fase – Crítica

Com Dwayne Johnson, Jack Black e Karen Gillan no elenco, novo Jumanji mantém nível do anterior

Na onda de remakes em Hollywood, poucos filmes deram tão certo quando Jumanji – Bem-Vindo à Selva. O próprio estúdio, a Sony Pictures, vem apostando nesta estratégia com os recentes, mas não tão bem-sucedidos, As Panteras e MIB – Internacional, e, neste ano, tenta pela segunda vez reaproveitar os Caça Fantasmas. Mas Jumanji foi uma sacada engenhosa e agora ganha uma sequência com Jake Kasdan novamente assumindo a direção.

Jumanji: Próxima Fase tem boas soluções para questões que poderiam se tornar problemas nesta sequência. Primeiro, por que diabos os participantes voltariam ao jogo novamente? Seria necessário novos personagens ou novos avatares? Se o sucesso do primeiro filme se deve muito à sacada de colocar atores interpretando personagens completamente diferentes do seu tipo físico ou esteriótipo, sendo o exemplo mais extremo Jack Black interpretando uma patricinha, como manter essa ideia sem soar repetitivo?

O roteiro, escrito à seis mãos, dá conta do desafio. Primeiro, contextualiza a solidão de Spencer, que mantém um namoro à distância – em um ato de autossabotagem adolescente, dialogando com as inseguranças da nova geração potencializadas pelas redes sociais, o jovem resolve voltar para Jumanji e se sentir confiante novamente na pele do gigante Bravestone (Dwayne Johnson). Isso faz com que os amigos retornem ao jogo para salvá-lo, só que o avô de Spencer, interpretado por Danny DeVito, e seu amigo de longa data Milo (Danny Glove), também são sugados para dentro do videogame.

Imagine Dwayne Johnson e Kevin Hart interpretando dois idosos em um videogame e Jack Black interpretando um adolescente negro, por exemplo, e a confusão, além de soar bastante original e peculiar, está instalada. Com novos cenários e desafios e maior protagonismo de Ruby (Karen Gillan), Jumanji: Próxima Fase consegue ser tão divertido e criativo quanto o anterior.

A dica, entretanto, é que o espectador reveja o primeiro filme antes de Próxima Fase para aproveitar ao máximo a diversão.

Por Gabriel Fabri

Confira o trailer de Jumanji: Próxima Fase abaixo:

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram