Estranhos em Casa – Crítica

Terror da Netflix, o francês Estranhos em Casa flerta com a corrente do Novo Extremismo Francês

Produção francesa lançada no Brasil diretamente na Netflix, o horror Estranhos em Casa, de Olivier Abbou, discute a masculinidade ao colocar os seus protagonistas em uma situação um tanto inusitada: depois de emprestar a própria casa para os seus empregados por dois meses, esses se recusam a devolvê-la.

Leia mais sobre filmes diferentes e ousados no nosso livro, Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, clicando aqui.

Estranhos em Casa discorre sobre anseios da sociedade moderna como a ineficiência da justiça e a burocratização do Estado. Nenhuma instituição serve para que o casal formado por Paul (Adama Niane) e Chloe (Stéphane Caillard) recupere sua casa. Nem a polícia, nem a justiça trazem qualquer solução para uma situação simples, embora esquisita, como a retratada no filme.

Nesse contexto, a sexualidade e masculinidade de Paul são questionadas: ele, como o homem da relação, deveria ter tomado a casa à força? Ser masculino, ou “o homem da casa”, o obriga a ser violento e vingativo? Até onde ele pode ir para fazer justiça com as próprias mãos? Inclusive, ele fez certo em aceitar de cabeça baixa a traição da esposa?

Estranhos em Casa levanta todas essas questões, colocando, inclusive, Paul cara a cara com o amante de Chloe. Essas discussões são o ponto alto do roteiro que vai, aos poucos, flertando com o Novo Extremismo Francês, corrente que, no início do século XXI, trouxe obras ousadas que discorriam sobre sexualidade e violência por meio do choque, mostrando cenas cruas de tortura, estupro e mutilações. A essa corrente, Estranhos em Casa não acrescenta muito, e o filme pode parecer um choque gratuito para a maior parte do público. De fato, embora a cena final seja interessante, o clímax todo poderia ter sido melhor trabalhado, dando mais peso para os invasores, que nessa história são, na verdade, meros coadjuvantes.

Por Gabriel Fabri

Leia mais sobre filmes estranhos no nosso livro, Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, clicando aqui.

Assista ao trailer de Estranhos em Casa abaixo:

Leia mais dicas da Netflix clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram