Filmes fora do comum para ver no Telecine

Confira a lista de dicas do Telecine inspirada no livro “Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos”

Lançado em maio, o livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, de Gabriel Fabri, traz uma seleção imperdível de 40 filmes que se destacam por sua originalidade, criatividade ou estranhezas. São filmes que “pensam fora da caixa”. Com base no livro, que pode ser adquirido clicando aqui, o Pop with Popcorn preparou essa lista com filmes disponíveis no Telecine.

Leia mais sobre filmes diferentes e ousados no livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos clicando aqui disponível também no Kindle Unlimited.

Fora do Comum: Crash – Estranhos Prazeres

Crash – Estranhos Prazeres

Baseado no livro Crash, de J.G. Ballard, o filme de David Cronenberg conta a história de um casal que tem prazer em transar em lugares públicos. Entretanto, quando James (James Spader) sofre um acidente de carro, seu relacionamento com Hellen (Holly Hunter) ganha novos contornos: os dois passam a ter uma fantasia “fora do comum” com acidentes automobilísticos e também com uma outra vítima da batida, Catherine (Deborah Kara Unger). Eles então conhecem Vaughan (Elias Koteas), um sujeito fascinado por automóveis, que recria clandestinamente acidentes de pessoas famosas. Crash certamente é uma pedida ousada no Telecine.

Fora do Comum: Telecine

Dente Canino

Um jovem de vinte e poucos anos olha para baixo, no jardim de sua casa, e grita: “Mamãe, encontrei dois zumbis”. Para ele, zumbi é uma pequena flor amarela, assim como “xoxota” significa uma “lâmpada gigante”. É confinado nesse ambiente de realidade distorcida, na qual sequer as palavras são verdadeiras, que ele vive trancado com mais duas irmãs e os pais em Dente Canino, longa-metragem grego que retrata, de maneira hiperbólica e fora do comum, a tendência dos pais a superproteger os filhos. 

O longa-metragem, vencedor da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes, foi a primeira obra de Yorgos Lanthimos (A Favorita, O Lagosta) a ganhar maior repercussão, sendo indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Dente Canino choca ao retratar essa família completamente disfuncional, com regras e mitologias próprias, fruto de uma educação domiciliar autoritária e excêntrica.

Fora do Comum: Quero Ser John Malkovich

Quero Ser John Malkovich

O roteiro, escrito por Charlie Kaufman (que depois viria a vencer o Oscar por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), conta a história de um artista fracassado, Craig (John Cusack), que não consegue se sustentar com o seu teatro de marionetes. Sua esposa, a veterinária Lotte (Cameron Diaz), o pressiona por alternativas de renda. Ele, então, responde a um anúncio de jornal para trabalhar arquivando papéis, mas o que parecia ser um emprego medíocre e sem graça se torna a experiência mais insana de sua vida., quando descobre um portal que o leva direto para a cabeça de John Malkovich. Uma das opções mais fora do comum no Telecine.

Fora do Comum: Gritos e Sussurros

Gritos e Sussurros

Um dos mais impressionantes e visualmente marcantes filmes do cineasta sueco Ingmar Bergman, Gritos e Sussurros é uma obra poética e desafiadora. São quatro mulheres, três irmãs e uma empregada, confinadas em uma casa, assistindo passivamente aos últimos dias de Agnes (Harriet Andersson), de cama. As paredes são vermelhas como o sangue, cor que, para o diretor, representavam o interior da alma humana. Quando criança, Bergman imaginava a alma como um dragão azul, e dentro dele, tudo era vermelho. Certamente um dos filmes mais “fora do comum” do cineasta sueco.

Releitura de Possessão Poster, filme de Andrzej Żuławski, assinada por Beatriz Fabri para a capa de Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos, de Gabriel Fabri

Sobre o livro: Fora do Comum – Os melhores filmes estranhos

Para quem está cansado das mesmices do cinema atual, a obra Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos traz uma coletânea com textos sobre alguns dos filmes mais originais, criativos e diferentes da história. Com longas fáceis de encontrar nas plataformas de streaming, o livro pretende servir não só de guia, mas também instigar reflexões sobre esses filmes que, certamente, dividem opiniões por conta de suas estranhezas ou ousadias.

Ao destacar obras de diretores consagrados como Darren Aronofsky, David Cronenberg, David Lynch, Lars von Trier, Tim Burton e Yorgos Lanthimos, de novos talentos como Taika Waititi e os brasileiros Juliana Rojas e Marco Dutra, o livro busca filmes que “pensam fora da caixa”, como diz a expressão em inglês que indica criatividade. Com filmes bem diferentes entre si, que oscilam entre o drama, a comédia e o terrorFora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos convida a todos os cinéfilos a conhecer algumas das histórias mais interessantes e criativas da sétima arte.

Leia mais sobre filmes diferentes e ousados no livro Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos clicando aqui disponível também no Kindle Unlimited.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram