Superman: O Homem do Amanhã

Animação Superman: O Homem do Amanhã mostra origem do herói da DC Comics

A análise de Bill, em Kill Bill Vol.2, sobre a natureza peculiar do Superman em relação aos outros super-heróis é certeira. Enquanto o Homem-Aranha e o Batman são, por trás de suas máscaras, Peter Parker e Bruce Wayne, o kryptoniano faz o caminho inverso: ele veste a máscara de Clark Kent e, por trás dela, é o Superman, da DC Comics. Enquanto outros heróis inventam o extraordinário a partir do ordinário, ele cria o ordinário a partir do extraordinário. Por outro lado, seu fardo de ser diferente acaba sendo muito mais pesado do que todos os outros. É mais ou menos dessa premissa que parte Superman: O Homem do Amanhã, uma animação lançada neste ano pela Warner Bros. Nela revivemos a jornada de Clark Kent na construção de sua identidade. 

Confira a seleção de HQs de Superman na Amazon clicando aqui

O fato e o fardo de ser, literalmente, um alienígena já é apresentado nos primeiros minutos da obra, quando Clark, ainda criança, chora ao ver o retrato monstruoso de um extraterrestre em um filme de terror. Não por medo da criatura, mas por se ver nela. Isso somado à total incapacidade de achar respostas sobre sua origem e acabamos vendo as angústias dos jovens ainda mais alimentadas.

Já adulto, ele se torna muito mais hábil em construir sua identidade secreta, aquela que o permite andar entre humanos de maneira praticamente imperceptível. Porém é exatamente a chegada dos conflitos que o aproxima das respostas. Tais conflitos, é claro, são extraterrenos e despertam nele a sua consciência como ser extraterreno. É lutando contra o caçador de recompensas intergalático, Lobo, que ele se descobre como o único kryptoniano e é em uma conversa com o Caçador de Marte que ele conhece a circunstâncias que o fizeram deixar seu planeta de origem. 

superman dc comics animação

Ao mesmo tempo, seus afetos terrenos também têm papel fundamental na formação de sua identidade. É por exemplo, sua mãe adotiva, que elabora o traje vestido por Clark quando ele assume a sua condição de super-herói. Tal detalhe pode parecer banal, porém não é! Se muito da persona de um herói das HQs é construída a partir de seu traje, a construção dele por humano e a partir de um material extraterreno diz muito sobre quem é aquele personagem. 

Porém é no combate final, na luta contra o monstruoso vilão Parasita, que a essência do Superman é afirmada. Muito além dos poderes garantidos pela condição de kryptoniano, Clark possui a generosidade e o instinto de proteção que ele aprendeu com sua família terrena. É isso que leva o herói a neutralizar o antagonista. 

Superman: O Homem do Amanhã é uma animação que propõe uma leitura interessante do surgimento de um dos super-heróis mais populares dos quadrinhos. É a jornada de descoberta de um ser que, mesmo não sendo parte dela, escolheu abraçar a humanidade, porém sem deixar de lado suas habilidades extraordinárias, mas usando-as para reafirmar as boas características do povo ao qual ele escolheu pertencer.

Por Caio Shimizu

Confira o trailer de Superman: O Homem do Amanhã:

Leia mais sobre Superman:

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram

Confira as ofertas da Sessão Pipoca da Amazon clicando aqui