Sem Conexão – Crítica

Terror polonês Sem Conexão é slasher ao estilo Sexta-Feira 13 na Netflix

Aposta da Netflix polonesa, o terror Sem Conexão, de Bartosz M. Kowalski, tem como premissa pensar se adolescentes conseguem sobreviver a uma semana sem celular nos dias de hoje. Essa indagação, entretanto, é apenas um falso pretexto para se realizar um slasher bem anos 1980, ao estilo de Sexta-Feira 13. O resultado, porém, fica muito aquém do prometido.

DICA >> Séries da Netflix que viraram livros

Sem Conexão reúne todos os elementos do slasher, com a exceção do assassino mascarado – aqui, os maníacos são simplesmente grotescos, por influência de – pasmem – um meteoro. A ambientação da cabana no meio da floresta remete a Sexta-Feira 13, e estão presentes também a associação entre sexo e morte; os personagens adolescentes; o gore; a final girl; e a matança sem nenhum propósito. Todos os elementos do subgênero, sucesso nos anos 1980, estão presentes, e Sem Conexão sabe utiliza-los a seu favor.

sem conexão netflix slasher sexta-feira 13

A única originalidade de Sem Conexão é, na verdade, a explicação para a aparência dos assassinos. Era melhor, contudo, uma história meio contos de fadas, aproveitando a ambientação na floresta, do que o absurdo flashback para explicar o rosto dos maníacos. Melhor seria se não houvesse explicação alguma, ou se simplesmente uma bruxa tivesse afogado os irmãos em um caldeirão – seria muito mais factível, sem deixar o lado sobrenatural.

Para engolir Sem Conexão, é necessário ainda fazer vista grossa para alguns furos de roteiro – como explicar a presença de outros moradores da região, que nunca foram atacados pelos assassinos? É a primeira vez que os alunos do acampamento são atacados (se sim, por quê só agora?)? Por fim, a questão da sobrevivência sem o celular, que é, de fato, o que poderia trazer algo de novo para esse slasher, é simplesmente ignorada. A metáfora de que a juventude, sem celular, está morta, como viciados em profunda crise de abstinência, não tem a menor força e o público logo esquece que a motivação real ali era um detox.

Por Gabriel Fabri

Confira o trailer de Sem Conexão abaixo:

Confira a lista de séries da Netflix que viraram livros clicando aqui

Leia mais dicas da Netflix clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram