A Ilha da Fantasia – Crítica

Com Lucy Hale, Blumhouse recria A Ilha da Fantasia

Série de TV popular que foi ao ar entre os anos 1978 e 1984, A Ilha da Fantasia ganha uma divertida nova versão para os cinemas nas mãos da produtora Blumhouse. Repetindo a parceria do produtor James Blum com a atriz Lucy Hale (Pretty Little Liars) vista no terror adolescente Verdade ou Desafio, o longa-metragem fala sobre a dificuldade de se lidar com o passado.

A premissa é a mesma dos episódios que iam a ar quatro décadas atrás: em uma ilha paradisíaca, os hóspedes podem realizar uma, e apenas uma, fantasia. A explicação é sobrenatural. Entretanto, aqui a máxima “cuidado com o que deseja” é levada à última consequência e nada, obviamente, sairá como o desejado. Fantasias, afinal, são apenas fantasias.

A Ilha da Fantasia pode ser facilmente desqualificada por críticos com palavras como rocambolesco, exagerado ou mirabolante. Esses adjetivos, usados com conotação negativa, podem ser atribuídos ao filme. Entretanto, esse é o espírito do longa-metragem, que não tem medo de ser absurdo. É apenas uma despretensiosa aventura e, como tal, não é o exemplo mais inovador, mas funciona.

lucy hale em a ilha da fantasia 2020 blumhouse

A vida não é uma fantasia e, mesmo quando temos as chances de vermos as nossas serem realizadas, os desdobramentos nunca são como previstos. Prever todas as variáveis, afinal, é impossível, e a fantasia presume um cenário idealizado, nunca um realista. Em A Ilha da Fantasia, entretanto, todos os personagens, independente de gênero ou idade, sofrem com algo do passado que querem mudar e não podem. Esse é um ponto interessante do filme. As pessoas não sonham, em seu âmago, com um futuro melhor, e sim em reverter um erro do passado, recuperar algo perdido. O que une todos os personagens, portanto, não é a ambição, e sim a perda, o trauma, o arrependimento, a culpa: o peso do passado é maior do que o horizonte do futuro. Por baixo de despretensiosa diversão, A Ilha da Fantasia diz muito sobre os nossos medos, anseios e desejos.

Por Gabriel Fabri

Confira o trailer de A Ilha da Fantasia abaixo:

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram

Confira as ofertas da Sessão Pipoca da Amazon clicando aqui