A Garota de Fogo
Até onde você iria para agradar a sua filha de 12 anos que sofre com um câncer terminal? Alicia (Lucía Pollán) sonha em ter um vestido igual a de sua heroína, uma personagem de uma série de animação japonesa. É o seu desejo mais plausível, pois os outros são ser quem ela quiser no mundo e conseguir completar 13 anos. Se o primeiro é impossível, o outro parece improvável. Sem saber como lidar com a doença da filha, ou melhor, sem o menor tato para ser o pai que a garota precisa, Luis (Luis Bermejo) resolve que irá conseguir o dinheiro necessário para comprar a peça, única no mundo, e que por isso custa quase 7 mil euros. Entretanto, em A Garota de Fogo, filme dirigido por Carlos Vermut, estamos na Espanha, país europeu onde o desemprego é alarmante – e Luis é, justamente, um desses desempregados.
O longa-metragem não foca a sua história, entretanto, nesse arco dramático, embora ele seja o catalisador de toda a trama. Não é para se esperar nada que se possa esperar de um filme com uma garota de 12 anos com câncer – a obra leva a outros caminhos, e o momento da dor de enfrentar a doença é sintetizado em um brilhante momento, de tristeza aguda, em que descobrimos que a garota mandou uma carta para a rádio com palavras para o seu pai.
O centro dessa narrativa é, na verdade, Bárbara (Bárbara Lennie), uma mulher atraente, mas desequilibrada. Em um momento de tristeza e solidão, o destino, ou melhor, um vômito, colocará Luis dentro de sua casa. Aí começa a se desenvolver esse thriller que prende a atenção até o clímax. Esse, por sua vez, envolve várias surpresas, trazendo um desfecho imprevisível, cruel na medida certa – com uma excelente interpretação de José Sacristán, em um papel que o público vai descobrindo aos poucos a sua importância, como uma terceira história que se cruza nas outras duas. Com personagens complexos e bem desenvolvidos, esse filme espanhol não pode passar desapercebido.
| Gabriel Fabri
Eu nunca havia pensado por esse ângulo viu… É mesmo interessante esse ponto de vista. Obrigado por compartilhar esse conteúdo de valor