A Festa de Formatura

Tapa na cara da direita conservadora, A Festa de Formatura chega à Netflix com Meryl Streep, Nicole Kidman e James Corden com direção de Ryan Murphy

Um dos showrunners de maior prestígio da TV, o produtor Ryan Murphy (Glee) desfruta de um contrato generoso com a Netflix, que já deu origem às produções originais Hollywood e The Politician. Adaptação de um musical da Broadway, o filme adolescente A Festa de Formatura é o seu maior projeto, contendo nomes de peso como Meryl Streep, Nicole Kidman e o apresentador James Corden, do Carpool Karaokê.

DICA >> Séries e filmes da Netflix que viraram livros e vice-versa

Em uma cidade do interior dos EUA, um colégio cancela a festa de formatura por conta da intolerância dos pais: tudo para não deixar que Emma (Jo Ellen Pellman) leve outra garota como seu par no baile. Para um grupo de atores da Broadway em decadência, essa será a oportunidade perfeita de se autopromover, apoiando uma causa social e garantindo que a garota tenha o baile com o qual sempre sonhou.

Pode-se apontar muitos defeitos em A Festa de Formatura. Certamente, apesar dos nomes de Meryl Streep, Nicole Kidman e James Corden, não é um musical com potencial de ser muito memorável, sem números musicais ou canções originais marcantes. A trama é bem simples, mas demora para engatar, tamanha dificuldade de simpatizar com o quarteto de estrelas decadentes da Broadway (completado por Andrew Rannells). Entretanto, há muito que ressaltar nessa produção.

the prom - a festa de formatura - netflix - filmes adolescentes - meryl streep - james corden - nicole kidman - ryan murphy

O que torna A Festa de Formatura imperdível são dois pontos: primeiro, a capacidade do longa-metragem em fazer o público simpatizar com uma mãe ultra conservadora e retrógada, apesar dessas suas qualidades, e também com um quarteto de protagonistas egocêntricos, ajudando ao outro apenas para ser reconhecido por tal ato; o segundo, por ser um verdadeiro tapa na cara da direita religiosa, aquela que elegeu um sujeito como Trump e quase o reelegeu. A joia rara do filme é uma cena protagonizada por Andrew Rannells: um brilhante número musical sobre a verdadeira mensagem de Jesus, com uma animada coreografia na Igreja dos nossos tempos – o shopping.

Pode ser meio óbvio: A Festa de Formatura é um filme sobre amor, respeito e aceitação. Mas, por trás de números musicais bem animados, a crítica é ácida, e vai na jugular da hipocrisia, tanto dos artistas que fazem boas ações apenas por marketing, quanto da direita que prega o ódio em nome de quem sempre pregou o amor.

Por Gabriel Fabri

Confira a lista de séries da Netflix que viraram livros clicando aqui

Assista ao trailer de A Festa de Formatura abaixo:

Confira a lista de séries da Netflix que viraram livros clicando aqui

Leia mais dicas da Netflix clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram