Os 7 de Chicago – A grande aposta da Netflix no Oscar

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Os 7 de Chicago tem direção de Aaron Sorkin e Sacha Baron Cohen no elenco

Uma história real de um julgamento político, um dos tantos que marcam a história do direito penal ao redor do mundo, daqueles cujo o veredito já havia sido estabelecido antes mesmo de começarem as sessões. Um dos roteiristas mais talentosos de Hollywood, Aaron Sorkin, em sua segunda empreitada também como diretor (depois do excelente A Grande Jogada), e o reforço de Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne e outros nomes de peso. O fim da era Trump nos EUA, após o aumento do engajamento político dos artistas. Em meio a todo esse contexto, não dá para ignorar Os 7 de Chicago na cerimônia do Oscar 2021. O longa-metragem da Netflix concorre a seis estatuetas, incluindo Melhor Filme.

Os 7 de Chicago conta a história real de um julgamento ocorrido após um protesto contra a Guerra do Vietnã que resultou em violência policial. O julgamento do grupo composto por Abbie Hoffman, Jerry Rubin, David Dellinger, Tom Hayden, Rennie Davis, John Froines e Lee Weiner, com a adição de Bobby Seale, dos Panteras Negras, durou cinco meses. Sacha Baron Cohen (Borat: Fita de Vídeo Seguinte), indicado a Melhor Ator Coadjuvante, interpreta Abbie, que viria a ser autor do clássico da contracultura Roube Esse Livro.

os 7 de chicago netflix oscar Sacha Baron Cohen Aaron Sorkin

Aqui, a habilidade de Aaron Sorkin, ganhador do Oscar pelo roteiro de A Rede Social, é novamente um destaque. Os 7 de Chicago é intrigante desde a sua abertura, com a rápida apresentação de todos os oito envolvidos de maneira dinâmica e bem amarrada, recheada de fotos e vídeos de arquivos que contextualizam o ano de 1968, os assassinatos de Martin Luther King e John Kennedy, e a Guerra do Vietnã, assim como as diferenças internas desse grupo, cujo único ponto em comum era protestar contra a guerra.

Entre o julgamento, os bastidores e os flashbacks, Aaron Sorkin conduz um intrigante, inteligente e bem humorado filme. Os 7 de Chicago é rico em detalhes, e as questões políticas que sucinta são relevantes ainda hoje, como a influência da política em processos penais (algo muito relevante especialmente se pensarmos na atualidade brasileira), e temas como o Black Lives Matter, por exemplo, e a violência policial, em foco frente ao assassinado de George Floyd. Contexto político que deve potencializar a presença de Os 7 de Chicago no Oscar a parte, Sorkin se firma como não só um grande roteirista, mas também um talentoso diretor.

Por Gabriel Fabri

Também poderá gostar de:

Livro de Abbie Hoffman

Roteiro oficial do filme

Assista ao trailer de Os 7 de Chicago abaixo:

Confira a lista de séries da Netflix que viraram livros clicando aqui

Leia mais do Oscar 2021 clicando aqui

Leia mais dicas da Netflix clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram