Relíquia Macabra

Sucesso de crítica, terror Relíquia Macabra, dirigido por Natalie Erika James, chega ao Telecine causando muita estranheza

Sensação no site Rotten Tomatoes, que compila a nota dos críticos especializados, Relíquia Macabra (Relic) foi, lá fora, um dos maiores destaques no gênero de horror em 2020, e teve 92% de aprovação da crítica. No próprio site, porém, se percebe que a recepção do público não foi tão boa. Aqui no Brasil, o filme dirigido pela estreante Natalie Erika James chega direto ao Telecine – e causando estranheza.

Confira a cinelist Filmes Fora do Comum do Telecine

Sem ter notícias de sua mãe, uma senhora de 80 anos que vive isolada em uma casa bastante mal iluminada, Kay (Emily Mortimer) vai com a sua filha Sam (Bella Heathcote) tentar descobrir o que aconteceu com a senhora, interpretada por Robyn Nevin. Chegando lá, descobrem que a idosa está desaparecida.

O charme de Relíquia Macabra é que, ao mesmo tempo em que as protagonistas demoram para perceber que algo está errado, o público também, apesar de ter a certeza de que algo estranho acontece, não consegue especificar qual, de fato, é o problema: é a casa? É a senhora? É uma assombração?

relic terror telecine Natalie Erika James horror

Com muitos elementos de estranheza, a começar pelo ambiente de paredes mofadas, barulhos estranhos, muitas coisas acumuladas e pouca luz de fora, Relíquia Macabra usa de poucos sustos, mas constrói bem a atmosfera de estranheza e de horror, apesar dessa dúvida pairar sobre o que há de errado ali. O próprio título do filme é um truque hitchcockiano, um “MacGuffin”, algo que distrai o espectador do que realmente é importante – a relíquia pode ser, afinal, um anel, a própria casa ou a própria senhora. Ou ser qualquer outra coisa.

O longa-metragem, entretanto, surpreende no seu clímax claustrofóbico e com o seu final, delicado e inesperado. Para quem gosta de filmes estranhos e de terror, é um filme que não pode passar batido e que deve gerar discussões.

Por Gabriel Fabri

Gosta de filmes estranhos? Confira os livros da série Fora do Comum – Os Melhores Filmes Estranhos:

Confira a cinelist Filmes Fora do Comum do Telecine

Experimente 30 dias grátis de Telecine clicando aqui

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram

O Pop with Popcorn é parceiro da marca Telecine e veicula em suas mídias peças publicitárias não-remuneradas. A opinião deste texto reflete a opinião do crítico e não do Telecine.