Suor (44ª Mostra Internacional de Cinema)
Saiba mais sobre Suor / Sweat – 44ª Mostra Internacional de Cinema
“O mundo fitness não é só cor-de-rosa. Tem o seu lado negro”. A frase da protagonista de Suor (Sweat), longa-metragem polonês escrito e dirigido pelo estreante Magnus von Horn, define esse drama que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes. Suor faz parte da programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O filme foca na rotina de uma influencer digital do mundo fitness, Sylwia (Magdalena Koleśnik). Ela tem mais de meio milhão de seguidores e é considerada um grande estouro nas redes sociais. Parece ter atingido o topo: tem o corpo perfeito e o emprego perfeito – é autônoma, ganha presentes de marcas, tem patrocinadores e ainda recebe relatos diários de como o seu trabalho impacta na vida das pessoas. Ainda assim, ela resolveu gravar um vídeo chorando e postar nas redes.
O assunto de Suor está na pauta do dia, toda vez que se discute os impactos das redes sociais na vida das pessoas. O que está no Instagram não é a realidade, e sim um recorte dela, mas, às vezes, pode ser difícil se esquecer disso. Afinal, oculta-se tudo que não seja lindo, um case de sucesso ou superação. Mas nem aquelas pessoas que vivem dessa imagem de perfeição são, de fato, perfeitas. E é isso o que mostra Suor.
O longa-metragem, embora pareça meio óbvio nessa reflexão sobre as aparências no mundo digital, garante bons momentos – o único relacionamento próximo de um amoroso da protagonista, por exemplo, um homem que ela o convida para passar a noite em seu apartamento, resulta em uma cena mais perturbadora do que aquela em que Sylwia flagra o seu stalker se masturbando na frente de seu prédio. O desfecho, bastante honesto, também é um ponto alto de Suor.
Assista ao trailer de Suor abaixo:
Assista a Suor acessando o Mostra Play clicando aqui
Leia mais dicas da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo clicando aqui