Estados Unidos vs Billie Holiday

Indicado ao Oscar de Melhor Atriz para Andra Day e vencedor do Globo de Ouro, Estados Unidos vs Billie Holiday chega ao Amazon Prime Video

Após consagrar Andra Day como Melhor Atriz no Globo de Ouro e render a ela uma indicação ao Oscar, o longa-metragem Estados Unidos vs Billie Holiday chega ao Brasil direto no Amazon Prime Video. Dirigido por Lee Daniels, o filme enfoca a perseguição do governo dos EUA à cantora Billie Holiday, considerada uma das maiores vozes do Blues.

Mais do que retratar a trágica vida de Billy Holiday, o longa-metragem promove uma nova leitura, focando mais na perseguição que a cantora sofreu por conta da canção Strange Fruit. A música, ao mesmo tempo que alavancou a carreira da artista, colocou-a no alvo do FBI por denunciar o genocídio negro no sul do país. Como contextualizado no início do filme, uma lei contra o linchamento de negros chegou a ser votada no Senado na época, mas não foi aprovada. O “estranho fruto” da canção seriam os corpos negros pendurados nas árvores.

Indicado ao Oscar de Melhor Atriz para Andra Day e vencedor do Globo de Ouro, Estados Unidos vs Billie Holiday chega ao Amazon Prime Video

Estados Unidos vs Billie Holiday não é um filme de tribunal, como o nome pode levar a crer, mas sim uma obra sobre perseguição política. A prática, que se associa tanto à ditaduras, acontecia ali aos olhos de toda a imprensa no país que se diz um dos maiores defensores da democracia. Harry Anslinger, comissário dos narcóticos, liderou a perseguição, usando o vício da cantora em heroína para acossá-la.

Ao retratar a perseguição política a artistas, Estados Unidos vs Billie Holiday nos lembra não só da força e da fragilidade de uma das grandes lendas da música, mas também reforça a importância da arte, e como ela pode ser incômoda aos poderosos. É um retrato duro e sem glamour da intérprete de Summertime, que também já havia sido interpretada por Diana Ross em 1972, no filme O Ocaso de uma Estrela.

Por Gabriel Fabri

Assista ao trailer abaixo:

Clique aqui para experimentar os 30 dias grátis do Amazon Prime Video

Leia mais do Oscar 2021 clicando aqui

Veja mais destaques do Amazon Prime Video clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram