Uma Noite em Miami – A Poesia Cinematográfica de Regina King

Uma Noite em Miami, de Regina King, chega ao Amazon Prime Video de olho no Oscar

No último final de semana, chegou à plataforma da Amazon Prime Video o filme “Uma Noite em Miami”, baseado na peça de mesmo nome de Kemp Powers, que é o produtor executivo ao lado de Regina King, a qual estreia com maestria na direção. Ela já era uma atriz consagrada, que estreou em “Boyz n the Hood”, em 1991, e ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Se a Rua Beale Falasse”, em 2020.

Experimente 30 dias grátis de Amazon Prime Video e assista a Uma Noite em Miami e a outros sucessos clicando aqui

“Inspirado em fatos reais…” é a primeira frase do filme, que ilustra muitíssimo bem o que será visto a partir dali. Apesar de os personagens reais e principais nunca terem de fato se encontrado, vemos momentos muito importantes da vida de cada um deles e compreendemos o pensamento de cada um deles. E, no final, ficamos com a sensação de que teria sido tão bom se, de fato, eles tivessem se encontrado.

Cada um deles tornou-se símbolo não só em sua respectiva área de atuação, mas também na luta contra o preconceito racial. São eles, o pensador e ativista Malcolm X; o lutador Cassius Clay, antes de se tornar Muhammad Ali; o jogador de futebol americano Jim Brown, que depois viraria ator; e o cantor e compositor Sam Cooke. Todos são brilhantemente interpretados por, respectivamente, Kingsley Ben-Adir, Eli Goree, Aldis Hodge (de “Straight Outta Compton: A História do N. W.A.”) e Leslie Odom Jr. (premiado por musicais da Broadway).

Logo no início, o cantor Sam Cooke demonstra a alegria de estrear na famosa casa noturna Copacabana, mas é recebido de maneira bastante agressiva por um público branco. Uma senhora diz que prefere o sucesso “Tammy” na interpretação da atriz igualmente branca Debbie Reynolds. Virá com ele, já no final, um dos momentos mais emocionantes do filme, quando o som de seu microfone é cortado e ele improvisa outro sucesso, “A Change Is Gonna Come”. De fato, a mudança viria a partir dali.

uma noite em miami - regina king - amazon prime video - oscar
Filme é aposta da Amazon para o Oscar

Se o texto é excelente e muito bem interpretado, o grande destaque mesmo é a poética direção de Regina King, que muito provavelmente aparecerá na lista da categoria dos principais prêmios do ano, incluindo o Oscar. Com toda sua expertise de atriz, ela realiza uma estupenda direção de atores e mostra-se totalmente afinada com a equipe de arte e de fotografia.

Uma Noite em Miami, na maior parte do tempo, parece ser uma encantadora coreografia que se vale de, principalmente, três recursos que se sucedem uns aos outros o tempo todo. Isso quando não acontecem ao mesmo tempo. O primeiro deles é que os atores se movimentam em quadro praticamente o tempo todo e a câmera os acompanha, o que dá uma agilidade incrível. O segundo é que quase sempre há alguém de costas para a câmera, representando muitas vezes o olhar do espectador. E o terceiro é que, em muitos momentos, os personagens principais aparecem emoldurados, seja por meio de janelas, pilastras ou outros recursos.

Por sua vez, a utilização de uma paleta de cores extremamente refinada transmite sempre muita elegância a cada um dos personagens, seja por meio dos figurinos ou dos objetos de cena. O que mais uma vez comprova o trabalho precioso de direção, totalmente de acordo com a beleza do roteiro. Portanto, Uma Noite em Miami merece muito ser visto e, desde já, é um dos destaques do ano.

Por Guilherme Bryan

Experimente 30 dias grátis de Amazon Prime Video e assista a Uma Noite em Miami e a outros sucessos clicando aqui

Confira o trailer de Uma Noite em Miami abaixo:

Clique aqui para experimentar os 30 dias grátis do Amazon Prime Video 

Veja mais destaques do Amazon Prime Video clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram