Estados Unidos vs Billie Holiday
Indicado ao Oscar de Melhor Atriz para Andra Day e vencedor do Globo de Ouro, Estados Unidos vs Billie Holiday chega ao Amazon Prime Video
Após consagrar Andra Day como Melhor Atriz no Globo de Ouro e render a ela uma indicação ao Oscar, o longa-metragem Estados Unidos vs Billie Holiday chega ao Brasil direto no Amazon Prime Video. Dirigido por Lee Daniels, o filme enfoca a perseguição do governo dos EUA à cantora Billie Holiday, considerada uma das maiores vozes do Blues.
Mais do que retratar a trágica vida de Billy Holiday, o longa-metragem promove uma nova leitura, focando mais na perseguição que a cantora sofreu por conta da canção Strange Fruit. A música, ao mesmo tempo que alavancou a carreira da artista, colocou-a no alvo do FBI por denunciar o genocídio negro no sul do país. Como contextualizado no início do filme, uma lei contra o linchamento de negros chegou a ser votada no Senado na época, mas não foi aprovada. O “estranho fruto” da canção seriam os corpos negros pendurados nas árvores.
Estados Unidos vs Billie Holiday não é um filme de tribunal, como o nome pode levar a crer, mas sim uma obra sobre perseguição política. A prática, que se associa tanto à ditaduras, acontecia ali aos olhos de toda a imprensa no país que se diz um dos maiores defensores da democracia. Harry Anslinger, comissário dos narcóticos, liderou a perseguição, usando o vício da cantora em heroína para acossá-la.
Ao retratar a perseguição política a artistas, Estados Unidos vs Billie Holiday nos lembra não só da força e da fragilidade de uma das grandes lendas da música, mas também reforça a importância da arte, e como ela pode ser incômoda aos poderosos. É um retrato duro e sem glamour da intérprete de Summertime, que também já havia sido interpretada por Diana Ross em 1972, no filme O Ocaso de uma Estrela.
Por Gabriel Fabri
Assista ao trailer abaixo:
Clique aqui para experimentar os 30 dias grátis do Amazon Prime Video
Leia mais do Oscar 2021 clicando aqui
Veja mais destaques do Amazon Prime Video clicando aqui.