In-Edit: Rockfield: A Fazenda do Rock

Destaque no In-Edit 2021, “Rockfield: A Fazenda do Rock” conta a história do estúdio Rockfield, que se tornou lendário no rock

Imagine Black Sabbath, Led Zeppelin, Queen, Motorhead, Simple Minds, Stone Roses, Oasis e Coldplay, entre outros, instalados numa fazenda no interior do País de Gales e registrando ali alguns dos maiores sucessos da carreira. Pode parecer fantasioso demais, mas a história é verídica e agora está registrada no excelente documentário “Rockfield: A Fazenda do Rock”, dirigido por Hannah Berryman. Os irmãos Kingsley e Charles Ward, e a esposa de um deles criaram, em 1963, um estúdio que se tornou lendário e fez frente até ao aclamado e super cultuado Abbey Road, em Londres. O filme integra a programação do In-Edit 2021.

O documentário conta com depoimentos incríveis dos criadores do estúdio e de grandes astros do rock, como Ozzy Osbourne, Robert Plant, Liam Gallagher e Chris Martin. Eles contam como foram parar no interior do País de Gales e o quanto foi transformador estar num lugar ocupado por gado e mato, convivendo com aquela família e encontrando ali excelentes equipamentos.

Porém, se ali foram gravados alguns dos álbuns que mais adoramos, o Rockfield Studios enfrentou um momento de ostracismo durante a década de 1980, quando os sintetizadores começaram a dominar a música pop. Até que a banda Stone Roses, de Manchester, na Inglaterra, gravou ali o primeiro grande sucesso, o que de representou uma ressurreição para os irmãos Ward e deu início a uma espécie de movimento musical que ficou conhecido como britpop, que teve como um de seus principais representantes o Oasis, que também gravou ali hits imbatíveis como “Wonderwall” e “Champagne Supernova”.

Portanto, quem pretende conhecer ou reviver o que aconteceu de mais importante no rock dos anos 1970 até hoje não pode deixar de ver esse registro fantástico que é “Rockfield: A Fazenda do Rock”. Trata-se de uma produção imperdível, com narrativa extremamente envolvente e que, sem dúvida, já concorre fortemente ao posto de melhor documentário exibido no In-Edit 2021.

Por Guilherme Bryan

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram