In-Edit 2021 – Paulo César Pinheiro – Letra e Alma
“Paulo César Pinheiro – Letra e Alma” faz parte da programação do In-Edit 2021
O carioca Paulo César Pinheiro é, sem dúvida, um dos nomes mais importantes e fundamentais da história da música popular brasileira. Tendo parceiros tão diversos quanto João Nogueira, Baden Powell, Mauricio Tapajós e Tom Jobim, ele é autor de clássicos como “Lapinha”, interpretado por Elis Regina; e “Tô Voltando”, que estourou no Brasil inteiro na voz de Simone. É o que se descobre no excelente documentário “Paulo César Pinheiro – Letra e Alma”, dirigido por Andrea Prates e Cleisson Vidal, que pode ser visto até amanhã, de graça, no portal do festival In-Edit 2021. O filme já havia chamado a atenção na edição do festival É Tudo Verdade, muito em função do depoimento emocionado do próprio retratado, que lembra como tornou-se um dos grandes nomes do samba, autor de obras-primas como “Canto das Três Raças” e “O Poder da Criação”.
Dois momentos emocionantes de Paulo César Pinheiro – Letra e Alma é quando ele relembra como conheceu a cantora Clara Nunes, com quem se casou e que se tornou a principal intérprete dele; e a reunião dele com a atual esposa, a musicista Luciana Rabello, com quem tem dois filhos, os também músicos e compositores Ana Rabello Pinheiro e Julião Rabello Pinheiro.
O filme intercala o depoimento de Paulo César Pinheiro com imagens de arquivo raras e importantíssimas, seja em fotografia ou em filmes. E também se vale da leitura do poeta dos versos que reuniu no excelente livro “Mil Versos, Mil Canções”. É, de fato, um documentário imperdível para quem aprecia o melhor da música brasileira ou simplesmente tem vontade de se enfronhar mais nesse universo tão rico da nossa cultura.
Por Guilherme Bryan