Sierra Burgess é uma Loser – Crítica
Na esteira de filmes adolescentes que têm feito sucesso na plataforma Netflix, Sierra Burgess é uma Loser se destaca não só por ter como protagonista a atriz Shannon Purser, da série Stranger Things, mas por, ao contrário de A Barraca do Beijo e Para Todos Os Garotos Que Já Amei, trazer algum frescor de novidade para o gênero do drama adolescente, trazendo novos olhares aos pesadelos do ensino médio.
A trama começa com uma confusão: para sacanear um garoto que havia pedido o seu telefone, a líder de torcida super popular Verônica (Kristine Froseth) decide passar para Jamie (Noah Centineo), também um atleta, o número errado. Ela soletra o telefone de Sierra Burgess (Purser), considerada uma das losers do colégio. Surpreendida pela mensagem do jogador de futebol, Sierra decide se passar por Verônica.
O longa-metragem dirigido por Ian Samuels poderia cair facilmente no caminho da idealização: Sierra e Jamie se apaixonam e a mentira é perdoada. De fato, esse é o rumo natural para uma trama com essa premissa, mas o filme consegue permear essa previsibilidade com um retrato interessante e divertido da juventude – e, o que é impressionante, muitas vezes duro.
Sierra Burgess é uma Loser traz ao público uma personagem com sérios problemas de autoestima, que vai alimentando uma farsa, um relacionamento falso desde o seu princípio, por não se aceitar, por não ser aceita, por ter medo, mas, o que é mais triste, por não ter nada muito além disso, salvo sua família e seu único amigo. Por mais que seja uma personagem idealizada, afinal seu papel é mostrar que por trás das aparências existem pessoas incríveis e lindas, Sierra escancara suas inseguranças para o público, que simpatiza com ela e compartilha da sua dor de pertencer ao grupo dos excluídos e não desejados.
Ao mesmo tempo em que a personagem principal é bem construída, o filme acerta ao retratar Verônica sem maniqueísmos. Apresentada como uma nova Regina George, a vilã icônica de Meninas Malvadas, logo entendemos que, por trás da popularidade e beleza da garota, ela tem uma vida muito triste. Quando conhecemos sua casa, adentramos a verdadeira Verônica, e o filme acompanha então uma relação que passa longe da dicotomia mocinha e bandida. E a amizade entre ela e Sierra é o que há mais de interessante aqui, para além do romance água com açucar que se desenha.
Com momentos engraçados e descontraídos, Sierra Burgess é uma Loser diverte, ao mesmo tempo em que surpreende com sua sensibilidade.
Por Gabriel Fabri
Confira o trailer de Sierra Burgess é uma Loser clicando aqui.