Time

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário, Time está disponível no Amazon Prime Video

A categoria de indicados ao Oscar de Melhor Documentário, salvo raras exceções (como quando o brasileiro Democracia em Vertigem foi indicado), não costuma receber tanta atenção durante a temporada de premiações. Entretanto, sempre há grandes filmes a serem descobertos entre os nomeados. Time, de Garrett Bradley, é um deles. O longa-metragem, vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Sundance de 2020, está disponível no Amazon Prime Video.

O longa-metragem enfoca Sibil Fox Richardson, uma mulher negra, mãe de quatro filhos, cujo seu marido foi preso por participar de um assalto a um banco. O documentário retrata a sua luta para criar os filhos e conseguir que o esposo, condenado a absurdos 60 anos de prisão, seja libertado. Foram necessários 20 anos para que Rob recuperasse sua liberdade. Sibil, que também participou do crime, conseguiu ser libertada após cumprir mais de 3 anos de pena.

Comovente, do ponto de vista pessoal, e urgente, no ponto de vista social, Time toca em diversos assuntos atuais, discussão que envolve o direito penal, o sistema carcerário, a desigualdade social e o racismo estrutural. Por mais que seja condenável um assalto a banco, que bem trouxe isso para a sociedade manter Rob 20 anos preso? O quanto isso representa, de fato, uma “justiça”, proclamada na sentença dos tribunais? Quanto tempo a pessoa deve pagar por um crime?

Essa questões são o pano de fundo, enquanto Time busca uma abordagem mais intimista, retratando fragmentos da luta de Sibil para criar os filhos sozinha e tentar reparar a injustiça cometida em suas vidas pela justiça americana. Entretanto, falta um pouco de contextualização ao documentário, que poderia ser inserida de maneira sutil para não estragar a proposta de uma experiência intimista – contextualizar Luisiana como um dos estados sulistas dos EUA, de passado escravocrata, seria importante, uma vez que o documentário trata diretamente sobre os reflexos disso hoje, ao ponto da prisão onde se encontra Rob ser chamada de Angola, ou seja, é uma prisão de maioria absoluta negra. E fica os questionamentos, por exemplo, essa situação é mais grave em Luisiana e em outros estados sulistas como Mississipi, ou é algo generalizado nos EUA? Não sabemos.

Time indicado ao oscar melhor documentário amazon prime video

Essa falta de informações não atrapalha, entretanto, o andamento documentário, que mistura o olhar da diretora com imagens de arquivo da personagem. Time é uma experiência dura e potente. Não é algo do nosso cotidiano pensar no sofrimento de quem, no desespero, tentou assaltar um banco, se sua condenação foi justa ou exagerada, e no sofrimento de sua família, e Time nos leva justamente a esse lugar de reflexão e empatia. É um filme de dor, mas também sobre amor e luta.

Por Gabriel Fabri

Assista ao trailer de Time abaixo:

Clique aqui para experimentar os 30 dias grátis do Amazon Prime Video

Leia mais do Oscar 2021 clicando aqui

Veja mais destaques do Amazon Prime Video clicando aqui.

Leia mais do Pop with PopcornHome | Instagram